As questões de 08 a 12 exploram a
compreensão do conto O Alienista.
08. Numere os parênteses de 1 a 5, seqüenciando
cronologicamente as ações do conto.
( ) Inquietação popular e revolta dos canjicas.
( ) Casamento com Evarista e desejo de filhos.
( ) Retorno ao Brasil e decisão pela psiquiatria.
( ) Consulta a amigos e decisão de autoconfinamento.
( ) Inauguração da Casa Verde e primeiros confinamentos.
A seqüência correta é:
a) 4, 2, 1, 5, 3.
b) 4, 5, 3, 1, 2
c) 4, 5, 2, 1, 3.
d) 5, 2, 1, 3, 4.
e) 5, 4, 1, 2, 3.
09. No conto O Alienista, o narrador:
a) recria um episódio histórico de Itaguaí com base em
relatos.
b) faz crer que a ética profissional impede a prática de
fraudes.
c) supõe que as teorias estejam de acordo com os fatos
reais.
d) defende as construções retóricas e a eloqüência em
voga.
e) sustenta a opinião de que a ciência é eterna e
estática.
10. Simão Bacamarte classifica de forma radical os
pacientes segundo as categorias:
a) alegria / tristeza d) prazer / sofrimento
b) verdade / mentira e) bondade / maldade
c) sanidade / loucura
11. Assinale a alternativa que nomeia corretamente as
personagens descritas em (1) e (2).
1 - Era barbeiro e declarou que ia levantar bandeira da
rebelião e destruir a Casa Verde.
2 - Ele prometia o reino dos céus a quem o adorasse e as
penas do inferno aos outros.
a) Garcia João de Deus
b) Porfirio João de Deus
c) Porfírio Padre Lopes
d) Crispim Soares Padre Lopes
e) Crispim Soares Garcia
12. Leia o texto abaixo.
A notícia dessa aleivosia do ilustre Bacamarte lançou o
terror à alma da população.
Ninguém queria acabar de crer que, sem motivo, sem
inimizade, o alienista trancasse na Casa Verde uma senhora perfeitamente
ajuizada, que não tinha outro crime senão o de interceder por um infeliz.
Fundamentando-se no texto acima, escreva V, para
verdadeiro, e F para falso.
( ) Louco é quem for declarado louco por uma autoridade
médica.
( ) A sabedoria e a ciência são remédios contra a
insanidade mental.
( ) O alienado é um indivíduo que perdeu a consciência de
si e da realidade.
a) F - V - F. b) V - F - F.
c) V - V - F d) F -
F – V e) V - F
- V
Exercício 1: (UFF 2009)
Óbito do
autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Assinale
a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.
A)
|
Este
narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista
tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas
circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas.
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B)
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Este
narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente,
tradicional do Realismo.
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C)
|
Memórias
póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu,
razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas
um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.
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D)
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A
hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua
morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou
naturalistas.
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E)
|
O
narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro
berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o
vai tran 1: (UFPR 2010)
Sobre a
obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:
Assinale
a alternativa correta.
Exercício
2: (UFPR
2009)
Considere
os seguintes fragmentos de análises de obras de autores brasileiros.
1. Visto
de outro ângulo, há também nesse romance uma outra versão, realista e
psicológica, dos “perfis de mulher” cultivados pelo romantismo. Não é só este,
porém, na ficção de língua portuguesa, o primeiro “perfil feminino” tratado em
profundidade, com uma argúcia rara, que não impede a simpatia compreensiva: é
também o primeiro estudo menos incompleto de “psicologia do adolescente”.
(Augusto Meyer)
2. Nesse
romance o foco narrativo mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz
de configurar o nível de consciência de um homem que, tendo conquistado a duras
penas um lugar ao sol, absorveu na sua longa jornada toda a agressividade
latente de um sistema de competição. O personagem principal cresceu e
afirmou-se no clima da posse [...]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao
mesmo tempo, romance do desencontro fatal entre o universo do ter e o universo
do ser, esse romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos, como
paradigma do romance psicológico e social da nossa literatura. (Alfredo Bosi)
3. Nesse
romance, o autor veicula, a seu modo, por meio de seus personagens um dos mais
explorados motivos da prosa literária – o triângulo amoroso. É, entretanto,
pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de
sua visão que formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens.
(William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhães)
4. O seu
maior romance é uma interpretação da vida e uma procura do tempo perdido.
Munido de uma apurada técnica literária, ele vai iniciar a exploração da vida,
olhada em resumo, do cimo desse planalto em que a velhice começa. O herói do
romance nos relata de início como mandou reproduzir, peça por peça, em outro
bairro, a antiga casa de Mata-cavalos, quieta, acolhedora, cheia de coisas
velhas e consagradas pelo uso. (Barreto Filho)
Referem-se
à obra Dom Casmurro os trechos:
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