segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Provas sobre as obras de Machado De Machado de Assis


As questões de 08 a 12 exploram a compreensão do conto O Alienista.
08. Numere os parênteses de 1 a 5, seqüenciando cronologicamente as ações do conto.
( ) Inquietação popular e revolta dos canjicas.
( ) Casamento com Evarista e desejo de filhos.
( ) Retorno ao Brasil e decisão pela psiquiatria.
( ) Consulta a amigos e decisão de autoconfinamento.
( ) Inauguração da Casa Verde e primeiros confinamentos.
A seqüência correta é:
a) 4, 2, 1, 5, 3.
b) 4, 5, 3, 1, 2
c) 4, 5, 2, 1, 3.
d) 5, 2, 1, 3, 4.
e) 5, 4, 1, 2, 3.

09. No conto O Alienista, o narrador:
a) recria um episódio histórico de Itaguaí com base em relatos.
b) faz crer que a ética profissional impede a prática de fraudes.
c) supõe que as teorias estejam de acordo com os fatos reais.
d) defende as construções retóricas e a eloqüência em voga.
e) sustenta a opinião de que a ciência é eterna e estática.

10. Simão Bacamarte classifica de forma radical os pacientes segundo as categorias:
a) alegria / tristeza d) prazer / sofrimento
b) verdade / mentira e) bondade / maldade
c) sanidade / loucura

11. Assinale a alternativa que nomeia corretamente as personagens descritas em (1) e (2).
1 - Era barbeiro e declarou que ia levantar bandeira da rebelião e destruir a Casa Verde.
2 - Ele prometia o reino dos céus a quem o adorasse e as penas do inferno aos outros.

a) Garcia João de Deus
b) Porfirio João de Deus
c) Porfírio Padre Lopes
d) Crispim Soares Padre Lopes
e) Crispim Soares Garcia

12. Leia o texto abaixo.
A notícia dessa aleivosia do ilustre Bacamarte lançou o terror à alma da população.
Ninguém queria acabar de crer que, sem motivo, sem inimizade, o alienista trancasse na Casa Verde uma senhora perfeitamente ajuizada, que não tinha outro crime senão o de interceder por um infeliz.
Fundamentando-se no texto acima, escreva V, para verdadeiro, e F para falso.
( ) Louco é quem for declarado louco por uma autoridade médica.
( ) A sabedoria e a ciência são remédios contra a insanidade mental.
( ) O alienado é um indivíduo que perdeu a consciência de si e da realidade.
a) F - V - F.                                  b) V - F - F.
c) V - V - F                                   d) F - F – V                           e) V - F - V

 Exercício 1: (UFF 2009)
Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)
Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.
A)
Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas.
B)
Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador onisciente, tradicional do Realismo.
C)
Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço.
D)
A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas.
E)
O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai tran 1: (UFPR 2010)
Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:
  1. Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas.
  2. Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina já estavam as qualidades de dissimulação que ele viria a criticar mais tarde.
  3. Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso” se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e dissimulada”, já que ela nos é apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a princípio, hostil.
  4. Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do Realismo que vigorava na literatura de então.
Assinale a alternativa correta.
A)
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B)
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
C)
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
D)
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
E)
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.


Exercício 2: (UFPR 2009)
Considere os seguintes fragmentos de análises de obras de autores brasileiros.
1. Visto de outro ângulo, há também nesse romance uma outra versão, realista e psicológica, dos “perfis de mulher” cultivados pelo romantismo. Não é só este, porém, na ficção de língua portuguesa, o primeiro “perfil feminino” tratado em profundidade, com uma argúcia rara, que não impede a simpatia compreensiva: é também o primeiro estudo menos incompleto de “psicologia do adolescente”. (Augusto Meyer)
2. Nesse romance o foco narrativo mostra a sua verdadeira força na medida em que é capaz de configurar o nível de consciência de um homem que, tendo conquistado a duras penas um lugar ao sol, absorveu na sua longa jornada toda a agressividade latente de um sistema de competição. O personagem principal cresceu e afirmou-se no clima da posse [...]. Tragédia do ciúme, no plano afetivo, e, ao mesmo tempo, romance do desencontro fatal entre o universo do ter e o universo do ser, esse romance ficará na economia extrema de seus meios expressivos, como paradigma do romance psicológico e social da nossa literatura. (Alfredo Bosi)
3. Nesse romance, o autor veicula, a seu modo, por meio de seus personagens um dos mais explorados motivos da prosa literária – o triângulo amoroso. É, entretanto, pela fala do personagem-narrador que conhecemos os fatos, e é pelo filtro de sua visão que formamos o perfil psicológico de cada uma das personagens. (William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhães)
4. O seu maior romance é uma interpretação da vida e uma procura do tempo perdido. Munido de uma apurada técnica literária, ele vai iniciar a exploração da vida, olhada em resumo, do cimo desse planalto em que a velhice começa. O herói do romance nos relata de início como mandou reproduzir, peça por peça, em outro bairro, a antiga casa de Mata-cavalos, quieta, acolhedora, cheia de coisas velhas e consagradas pelo uso. (Barreto Filho)
Referem-se à obra Dom Casmurro os trechos:
A)
2, e 4 apenas.
B)
1, 2 e 3 apenas.
C)
3 e 4 apenas.
D)
1, 3 e 4 apenas.
E)
1, 2, 3 e 4.

  

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