quarta-feira, 31 de julho de 2019




9º ano


DIFERENÇA ENTRE:NARRAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Crônica publicada no jornal Folha de S.Paulo

[1o §] No dia 24 de fevereiro, eu estava no CTI de um hospital, recém-saído de uma cirurgia, quando morreu o cantor Pery Ribeiro. Ele também estava internado há dias, em outro hospital do Rio.

[ 2o §] Heloisa, minha mulher, ficou logo sabendo, mas quis me poupar. Ele era nosso amigo. O cuidado de Heloisa, no entanto, foi inútil. Havia uma TV no CTI, bem à minha frente. Assim que abri os olhos, li a notícia: “Morreu Pery Ribeiro. Foi o primeiro a gravar ‘Garota de Ipanema’. Tinha 74 anos”.

3o §] § É impossível, hoje, ficar alheio à informação. Não importa para onde você se vire, há uma TV ligada, grande ou pequena, com manchetes correndo no pé do visor, pondo-nos a par do que não precisamos saber. Há televisões no avião, no táxi, na van e no metrô; no aeroporto, no elevador, no saguão do hotel e no quiosque de praia; e tanto no bar do restaurante mais besta quanto no botequim mais sórdido, com ovo colorido e mosca de estimação. E, como as teletelas de “1984”, elas não podem ser desligadas.

[ 4o §] Já vi TVs até em igrejas, museus e capelinhas de cemitério. Mas nada supera uma TV no CTI. Suponhamos que, cheio de agulhas e todo ligado a soros e transfusões, você seja abalroado pela notícia de que uma avalanche de neve soterrou 200 turistas na Patagônia. [...]

[ 5o §] Não sei sobre você, mas, por mim, dispenso essa congestão de informação que nos impõem. Gostaria de recuperar o direito de só ficar sabendo de coisas que me digam respeito [...]

CASTRO, Ruy. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/46298-tv-no-cti.shtml>. Acesso em: 25 jun. 2018.



TIPOS TEXTUAIS  estrutura do texto

Dissertação expõe um fato/ apresenta o ponto de vista

Características de uma dissertação



·         Apresentar um ponto de vista ou opinião do autor.

·         Realizar uma análise crítica.

·         Apresentar argumentos, fatos e/ou dados para justificar e/ou defender ideias.

                          GÊNEROS TEXTUAIS

Gênero textual uso destes tipos /estruturas textuais no meu cotidiano.

CRÔNICA É um gênero da narração baseado no cotidiano.

 Crônica dissertativa ou reflexiva apresenta opinião explícita do autor sobre determinado tema, ou  reflexões de caráter/alcance mais geral. É escrita tanto na 1a pessoa do singular quanto na do plural.

Crônica-comentário  texto em que sobressai a interpretação que o autor faz de determinado assunto.

  ANÁLISE         

1§ e 2§ parágrafos: relato de um fato particular, concreto (narração).

  Início da argumentação: exemplos que comprovam a opinião/tese do autor.

4§Tese secundária (derivada da tese inicial).

Retomada da tese principal (3o §)